Colunista fala sobre possível recriação de comissão para controle do tabaco

João Paulo Lotufo diz que os avanços positivos que o Brasil obteve no controle do tabaco são reconhecidos internacionalmente

12/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/10/2021 as 11:50

Logo da Rádio USP

Os ex-ministro da saúde pediram ao atual ministro da pasta,  Marcelo Queiroga, a recriação da Conicq (Comissão Nacional para a Implementação da Convenção  – Quadro para o controle do tabaco). Os avanços positivos que o Brasil obteve no controle do tabaco são reconhecidos internacionalmente, com dados que mostram que, em 1989, eram mais de 30% de fumantes no Brasil e que hoje esse índice está em menos de 10%, de acordo com ONGs que trabalham no assunto.

Os fumantes têm 80% chances de uma internação com covid-19  do que os não fumantes, de acordo com dados de levantamento feito pela Universidade de Oxford. Além disso, os fumantes têm mais probabilidades de morrer de covid-19 do que outra pessoa que nunca tenha fumado, já que se trata de um agravante grave para o pulmão.

Por isso, o ambulatório anti-tabágico  do Hospital Universitário (HU) da USP  nunca parou de atender durante toda a epidemia, com atendimento on-line, individualmente, whatsapp, teleconsulta, entre outros, com distanciamento. O objetivo não é largar o cigarro, mas não voltar mais a fumar.

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.