Que comece o espetáculo: e-book gratuito explica figurino e cenografia para iniciantes

Livro digital publicado por professores da Escola de Comunicações e Artes da USP aborda desenho e construção dos trajes cenográficos, além de orientar sobre espaços cênicos

 23/09/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Arte sobre foto / Figurino e Cenografia para Iniciantes

.

Numa peça de teatro, os figurinos e cenários são tão importantes quanto a direção ou interpretação dos espetáculos teatrais. Afinal, a cenografia pode interferir na peça, criando novos ambientes e até sugerindo estados emocionais dos atores e momentos da exibição.

Para ensinar pessoas que têm vontade de trabalhar com figurinos e cenografia no teatro ou nas artes em geral, pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP escreveram o livro Figurino e cenografia para iniciantes

Dividido em duas partes, o e-book reúne dicas e sugestões para despertar o lado criativo dos estudantes e simpatizantes do mundo do teatro. Ao longo dos capítulos, o leitor pode aprender conceitos básicos sobre o desenho e construção dos trajes cenográficos, como a importância da escolha das formas, cores, volume, texturas e movimento na hora de pensar as peças de roupa.
.

A atriz Sarah Bernhardt, em foto posada para a divulgação de Hamlet (1899); o ator George Bigot, no Thêátre du Soleil, em Paris, experimentando tecidos para o seu traje em Henrique IV (1982); e ator do espetáculo A megera domada, no Carmel Shakespeare Festival (2003) – Foto: Reprodução/Figurino e cenografia para iniciantes

.
Aspectos do espaço cênico também são abordados no livro: são colocadas orientações sobre escala, representação gráfica e até montagem de maquetes. A obra também sugere exercícios práticos para aprimorar as técnicas de desenho de linha, corte e montagem de formas.

O livro digital, escrito por Fausto Viana, professor de Cenografia e Indumentária na ECA, e Dalmir Rogério Pereira, cenógrafo, figurinista e doutorando em artes cênicas, está disponível para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP. Além do e-book, Viana também publicou outras obras sobre os trajes e figurinos teatrais.

Livros para todos

O Portal de Livros Abertos da USP, inaugurado em 2016, é mantido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), com a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais da Universidade, de autoria ou organização de professores e especialistas. Todas as obras estão em acesso aberto e texto completo sob licença Creative Commons 4.0.

Baixe o livro gratuitamente:

Figurino e cenografia para iniciantes
Autores: Fausto Viana e Dalmir Rogério Pereira
Edição: Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.