USP desenvolve primeiro prédio brasileiro climatizado

Eficiência energética, bem-estar do indivíduo e tecnologias integradas são algumas questões abordadas pelos especialistas Alberto Hernandes Neto e Cristina de Holanda Tsuha, ambos do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS)

 29/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 12/08/2021 as 17:13
Foto: Thaise Morais/EESC-USP – Fapesp

 

Logo da Rádio USP

A USP vai erguer o primeiro edifício climatizado com energia geotérmica. Para comentar sobre os processos geotérmicos envolvidos na climatização de ambientes a partir do solo no projeto de construção do edifício foram convidados Alberto Hernandes Neto, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, e a professora Cristina de Holanda Tsuha, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Ambos são pesquisadores do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da Poli e explicam algumas questões ao Jornal da USP no Ar 1° Edição.

+ Mais

Pesquisa pioneira no Brasil propõe o uso de energia do solo para climatizar edifícios

Conforme explica o professor da Poli, a geotermia não é uma tecnologia nova e já é utilizada em construções de outros países. “A ideia também é montar uma pesquisa para mostrar a viabilidade desse sistema aqui no Brasil.” Em complemento, a professora da EESC destaca que a tecnologia utilizada funcionará a partir da geotermia superficial. “A temperatura do solo, até uns 300 e 400 metros de profundidade, é constante ao longo do ano. Então, a temperatura do solo vai ser inferior à temperatura ambiente no verão e superior a ela no inverno.” A proposta do CICS, de acordo com Cristina, é usar a energia para trocar o calor da superfície com o solo para climatizar ambientes. Sobre o projeto, ela revela que a própria estrutura e fundação do prédio enterrada no terreno será aproveitada no sistema, por onde circulará o fluído para trocar calor com o solo. “A nossa pesquisa também vai monitorar e buscar formas de adaptação do sistema para nossa situação subtropical”, complementa.

Foto: Facebook.com/usppolitecnicaconstrucaocivil

 

De acordo com Alberto, o projeto do CICS foi pensado de maneira integrada, associando todos os atores e tecnologias na elaboração do projeto. A partir dessa integração, a construção se torna eficiente e economicamente viável. “O projeto do CICS está pleiteando a certificação Energia Zero: ele vai ser um prédio em que toda energia consumida será gerada pela própria estrutura, o que só é possível através da integração dos atores do processo”, reforça. A preocupação com a eficiência energética da construção sem impacto ambiental e a experiência do indivíduo no ambiente é um dos desafios principais do projeto. “O grande norte é esse: garantir que o usuário está bem, de maneira global, com o melhor desempenho e sem impacto ambiental. Esse é o grande desafio do futuro.”

A geotermia, segundo o professor da Poli, é só uma das tecnologias integradas no prédio. “Já foram feitas algumas patentes na área de fundação e estaqueamento que foram desenvolvidas em conjunto dentro da Poli. Então, a ideia do CICS não é só testar a tecnologia, mas também levar novas tecnologias para o setor de construção civil e do mercado.” O projeto ainda está em desenvolvimento e já estão sendo feitos experimentos para garantir a eficiência do sistema. A expectativa, de acordo com os especialistas, é de que o prédio já esteja em operação até o final de 2022.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.