Programa “Desafios” fala sobre a importância da SBPC para a ciência

A ciência está sob fogo cerrado no Brasil, com verbas para ensino e pesquisa continuamente enxugadas e sob campanhas de descrédito, o que, claramente, atravanca não só a missão da SPBC, mas a evolução da ciência no País, fundamental para o desenvolvimento

 30/06/2021 - Publicado há 3 anos

 

O programa Desafios, de 1º/07, falará sobre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, e sua importância para a ciência. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC, na sua própria definição, exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. O tema do programa é A SBPC no Front pela Ciência e os convidados para conversar sobre o tema compõem a diretoria recém-eleita da entidade.

O presidente Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, desde 1994 é professor titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e ex-diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – a Capes.

O vice-presidente, Paulo Artaxo, é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, especializado em Física Aplicada a Problemas Ambientais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da World Academy of Sciences (TWAS).

A vice-presidente, Fernanda Sobral, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, hoje aposentada, colabora com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da universidade. Foi diretora de Pesquisa na UnB e membro do Conselho Superior da Capes.

A apresentação do programa é de Luiz Roberto Serrano e o debatedor será Herton Escobar.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.