Evento on-line explica a radiação mais extrema do Universo: os raios gama

Palestra com transmissão on-line faz parte de ciclo que democratiza conhecimentos sobre astronomia; evento ocorre quarta-feira, dia 12 de maio, às 19 horas

 06/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Evento de astronomia promovido pelo IAG da USP discute o raio gama – Foto: L. Calçada/ESO

.

A radiação mais extrema do Universo é o raio gama. A sua explosão é considerada o segundo evento cósmico mais energético e luminoso, atrás apenas do Big Bang. Em mais uma edição do Astronomia para Todos, o ciclo de palestras on-line abordará esse tipo de radiação e as suas relações com os fenômenos galácticos.

O evento será ministrado pela pesquisadora Maria Victoria Del Valle, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. A palestrante discutirá questões como os mecanismos de produção de raios gama, as suas relações com os raios cósmicos e de que modo os raios são gerados pelas supernovas e buracos negros.

Maria Vitória Del Valle, pesquisadora do IAG e palestrante do evento – Foto: Reprodução / Currículo Lattes

A palestra é aberta ao público e acontecerá no dia 12 de abril, às 19 horas, com transmissão pelo canal no Youtube do Astronomia para Todos. Não é necessária inscrição prévia para assistir ao evento e as dúvidas podem ser enviadas através do chat. Ao final, os participantes poderão preencher um formulário para a emissão de certificado.

A partir deste mês, o Astronomia para Todos está promovendo a hashtag #EuNoApT, em que o público pode tirar uma foto do céu e publicar nas redes sociais, como Facebook e Instagram, com a tag e informar o local e horário da foto. Nas edições mensais, os organizadores selecionarão algumas fotos para analisarem e comentarem.

O Astronomia para Todos foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. O projeto conta com o apoio do Clube de Astronomia de São Paulo (Casp). Desde 2020, o projeto passou a fazer transmissões on-line devido ao período de isolamento social. As palestras anteriores estão disponíveis no canal do Youtube.

Raios Gama: A radiação mais extrema do Universo
Data: 12 de maio, às 19 horas
Transmissão através do link, não sendo necessária inscrição prévia

Facebook | Youtube | NewsLetter


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.