Reitoria da USP divulga carta de repúdio a ataque racista em evento virtual da Universidade

Reitor cita minoria retrógrada que tira proveito das fragilidades da internet e pede desculpas ao tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza pelo ocorrido

12/02/2021 - Publicado há 3 anos
+ Mais

Instituto de Relações Internacionais da USP divulga nota de repúdio contra atos racistas em evento on-line

O reitor da USP, Vahan Agopyan, divulgou nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, uma carta dirigida ao tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza, que sofreu ataques racistas durante um evento virtual na terça, dia 9, organizado pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Souza falava na palestra sobre o programa de combate ao racismo que desenvolve na Polícia Militar de São Paulo quando um dos participantes passou a escrever ofensas na tela de apresentação.

Confira abaixo a íntegra da carta.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2021

Estimado tenente-coronel Evanilson Corrêa de Souza

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos dar testemunho da nossa honra e satisfação em tê-lo na Universidade de São Paulo (USP), na qualidade de coordenador do Programa de Combate ao Racismo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por ocasião da Primeira Edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, uma iniciativa da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL) e uma parceria do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Infelizmente, o combate ao racismo de toda sorte incita humores de uma minoria retrógrada e beligerante que tira proveito das fragilidades da internet para mostrar o seu lado mais sombrio.

Vimos externar o nosso repúdio à manifestação ocorrida em 9/2/2021, inadmissível onde quer que ocorra, ainda mais em evento universitário.

Ao dirigir-lhe o nosso pedido de desculpas pelo ocorrido, renovamos, outrossim, os nossos protestos da mais alta estima e consideração.

Vahan Agopyan
Reitor da Universidade de São Paulo