Projeto lança e-book para explicar curso da USP para crianças

USP na Escolinha publica livro sobre Engenharia de Biossistemas em mais uma ação para aproximar alunos do ensino fundamental e a Universidade

17/12/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: Divulgação / USP na Escolinha

.

Você sabe o que faz um profissional formado em Engenharia de Biossistemas? Para explicar o que é o curso oferecido na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, o projeto USP na Escolinha acaba de lançar um e-book gratuito. Em formato de história em quadrinhos (HQ), o USP na Escolinha e a Engenharia de Biossistemas  é voltado para crianças e explica como a profissão usa a tecnologia para aperfeiçoar a produção agropecuária.

Esse é o segundo livro on-line publicado. Em 2018, saiu o USP na Escolinha: uma visita à universidade que explica como funciona uma instituição de ensino superior. O projeto desde 2013 trabalha com crianças de 6 a 10 anos. A ideia é aproveitar o processo de formação do ensino infantil e fundamental para apresentar o que é a Universidade e os cursos de graduação oferecidos na FZEA.

Essa interação funciona da seguinte forma: a equipe do projeto vai às escolas, distribui materiais e propõe atividades lúdicas. Depois a mesma turma de crianças é convidada a conhecer o campus da USP e vivenciar como é feita a pesquisa e produção de alimentos. Entre os kits entregues às crianças estão e-books. Para o futuro, a equipe planeja mais publicações.

“Pretendemos apresentar temas de interesse geral relacionados aos demais cursos da FZEA (Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Medicina Veterinária) para que a criança construa um conceito sobre as profissões e desde já contribua para o desenvolvimento. Um resultado indireto do projeto é a divulgação dos cursos e o sentimento de que a USP está aberta para acolher essas crianças no futuro”, explica a idealizadora do projeto, Delaine Goulart da Rocha. Ela é funcionária da USP e coordena a iniciativa junto com o professor da FZEA Rubens Nunes.

Devido ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, as atividades do USP na Escolinha tiveram que se adaptar. As visitas foram substituídas por interações on-line. O material foi entregue nas escolas participantes e as professoras elaboraram kits com revistas e atividades para os alunos.

A entrega desses materiais foi feita em forma de drive thru e o contato da Delaine com as professoras e as crianças ocorreu por chamadas de vídeo, mensagens de voz, mensagens escritas por aplicativo de celular ou cartas escritas à mão pela coordenação do projeto.

“A experiência surpreendeu, vários alunos tiveram a oportunidade de expor suas vivências através de vídeos gravados em que contavam sobre a história lida e o curso de Engenharia de Biossistemas. Como a forma de contato ficou aberta para professores, pais e alunos, recebemos ligações e mensagens de pais que nos relataram a satisfação diante da proposta do projeto”, relata Delaine.

Dessa forma, 700 crianças foram atendidas. Desde o início do projeto já são quase 3.400. Para o próximo ano, Delaine diz que “enquanto estivermos com restrições presenciais, estaremos com versões a distância, neste mesmo modelo e com adaptações, se necessário”.

As escolas interessadas em participar do USP na Escolinha podem entrar em contato através do e-mail: delaine@usp.br ou telefone (19) 99975-6906.