O poeta e músico Ricardo Aleixo fala sobre etnopoesia

Etnopoesia significa a recuperação das poéticas tradicionais, um movimento criado nos anos 1960

 14/12/2020 - Publicado há 3 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No programa de hoje (14), o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o poeta mineiro Ricardo José Aleixo de Brito, mais conhecido como Ricardo Aleixo, poeta, músico e artista visual. Ele atua em poéticas intermídias e publicou diversos livros nos últimos anos, como Impossível como nunca ter tido um rosto; Modelos vivos, que foi finalista no Prêmio Portugal Telecom; Quem faz o quê?; Trívio poemas; A aranha Ariadne; Mundo palavreado; dentre outros.

Durante a entrevista, Ricardo Aleixo comenta sobre a poesia como ecologia do sujeito; a poesia negra; e sobre a poética intermídias. E, também, sobre etnopoesia, que significa a recuperação das poéticas tradicionais, um movimento criado nos anos 1960 pelo poeta e pesquisador nova-iorquino Jerome Rothenberg. “São textos criados para serem performatizados”, explica Aleixo.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.