Brasil Latino: Angélica Lovatto e a identidade latino-americana

América Latina tem intelectuais e lideranças políticas com obras que se desvencilham do eurocentrismo e produzem uma reflexão autônoma

04/12/2020 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Angélica Lovatto e a identidade latino-americana
/

Pensar a política na América Latina não é uma tarefa fácil. Ocupado majoritariamente por espanhóis e portugueses, o continente sofreu a espoliação típica do processo de colonização. O resultado é o controle das metrópoles centrais sobre os países da periferia, evitando assim movimentos soberanos e de ruptura com a dependência econômica. O processo de globalização do capitalismo enfraqueceu ainda mais as nações latino-americanas, o que veio acompanhado de desestabilizações políticas e de imensas dificuldades para a consolidação da democracia.

Mas a América Latina também produziu teóricos e líderes cujas obras são referência para o pensamento político mundial. Dos peruanos José Carlos Mariategui e Victor Haya de la Torre, passando pelo cubano José Martí e chegando até as figuras lendárias dos centro-americanos Augusto Cesar Sandino e Farabundo Martí, o continente tem o que oferecer para a cada vez mais necessária reflexão sobre o seu futuro.

Para debater esse assunto, esta edição do Brasil Latino recebe Angélica Lovatto, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp (campus Marília) e do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, onde coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano. Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Angélica é pesquisadora do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos (UFSC).

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.