USP Especiais #39: Vinte anos do álbum “Paisagens”, de Ivan Vilela (segundo programa)

Série gravada em 2018 traz, neste segundo programa, Ivan Vilela contando a história da viola caipira e sua importância na cultura brasileira

 02/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:51
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #39: Vinte anos do álbum “Paisagens”, de Ivan Vilela (segundo programa)
/

Enquanto no primeiro programa ouvimos a trajetória e a poética do violeiro e compositor Ivan Vilela, neste temos a história da viola caipira e sua importância na cultura erudita e folclórica.

O compositor nos explica como a viola comportou-se de forma emblemática na cultura caipira, para depois se afastar sendo usada por grupos não folclóricos e em outras concepções. O próprio Ivan Vilela pertence a essa história.

Com um conhecimento vasto, ele nos mostra as origens europeias do instrumento, suas características particulares na variação do timbre, da estrutura e mesmo sua linguagem muito peculiar. Vilela também fala sobre seu processo criativo e sobre como a viola adentra os lugares da música popular e erudita.

Como professor da USP, também comenta sua metodologia e discute a importância de uma aprendizagem abrangente e potencializadora das predisposições dos alunos, abordando, além disso, sua visão acerca dos diálogos entre ensino e saber popular.

Mais boas histórias para escutar e refletir!

 

___________________________________________________________________________

Créditos do programa

 

Roteiro: Amanda Ferraresi e Patrick Moreira Lima

Locução: Amanda Ferraresi

Interpretação: Patrick Moreira Lima

Montagem: Vitor Ramirez e Cido Tavares

Supervisão e revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.