Projeto Biblioteca Viva ganha versão on-line durante a pandemia

Iniciativa que surgiu há duas décadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto leva conforto e bem-estar com narrativas que envolvem alegria, resiliência e positividade

 27/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 01/12/2020 as 9:56
Por
Foto: Reprodução/Yotube/FMRP

.

A contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizadas é uma forma de humanização do atendimento na saúde. O projeto Biblioteca Viva, que surgiu há duas décadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, tem a missão de levar conforto e bem-estar com narrativas que envolvem alegria, resiliência, positividade e aventuras na natureza.

Com a pandemia e as recomendações de distanciamento social, o projeto ganhou versão on-line com histórias disponibilizadas diariamente no canal do Biblioteca Viva no YouTube. Entre os mais de vinte vídeos publicados estão as histórias: A princesa e o sapo, A chapeuzinho vermelho, A galinha ruiva, Tubarãozinho teimoso, Festa no céu, A raposa invejosa, Noite e Pinguela.

A Princesa e o Sapo

Festa no Céu

Os coordenadores do Biblioteca Viva são os professores Maria Cristiane Barbosa Galvão do Departamento de Medicina Social e Fabio Carmona do departamento de Puericultura e Pediatria, ambos da FMRP. Participam do projeto as alunas da FMRP Letícia Barbosa, que é graduanda do curso de Informática Biomédica e Isabela Calandrin da Terapia Ocupacional; e Giovanna Ribeiro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.  Confira as histórias neste link.

Mais informações: mgalvao@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.