Para André Singer, eleições de domingo representam vitória da democracia

Colunista comenta que pluralidade entre candidatos eleitos, que pôde ser identificada no pleito, é característica de uma democracia

 19/11/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

No último domingo ocorreram as eleições municipais brasileiras. Para além dos resultados específicos, números e proporções, André Singer considera o pleito “uma vitória da democracia”. O professor relembra que o Brasil vive, desde 2015, quando se iniciou a crise política que desaguou na eleição de Jair Bolsonaro, um período de “ameaças à democracia”.

“A eleição teve ampla liberdade de expressão e organização e resultados que mostram a diversidade política do Brasil. Tivemos vitórias do campo da direita, do centro, da esquerda, em municípios diferentes. O fato de ter se apresentado tal diversidade de posições mostra a pluralidade, que é típica de uma democracia”, comenta o especialista.

Sobre os impactos políticos, Singer relembra que ainda haverá segundo turno em 57 cidades, “só então será possível realizar essa análise”.

Apesar da vitória conquistada no último domingo, as citadas ameaças à democracia não foram totalmente afastadas pelo pleito. “Estamos em face de uma Presidência da República que está orientada nesse sentido, além disso, quando formos analisar os resultados, veremos que houve alguns casos de vitórias de partidos e candidatos que não estão tão longe da retórica do presidente”, explica Singer.

Ouça a íntegra da coluna Poder e Contrapoder no link acima.


Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer,  no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.