Momento Cidade #34: Como os teatros narram a história de São Paulo?

Nesta edição, a entrevistada é a pesquisadora Marina Rodrigues Amado, autora da dissertação “Teatros em São Paulo (1890-1911): Cultura, Arquitetura e Cidade a Partir de Fontes Primárias”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Por
 20/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/12/2020 as 14:37
Momento Cidade - USP
Momento Cidade - USP
Momento Cidade #34: Como os teatros narram a história de São Paulo?
/

Pensar nos aplausos e assobios que encerram um espetáculo teatral pode soar, no atual momento da pandemia, como uma memória distante. Mas se engana quem pensa que uma noite no teatro conta apenas a história encenada: os edifícios teatrais também são parte do enredo e da vida nas cidades.

Para entender como esses prédios contam a história de São Paulo, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Marina Rodrigues Amado, mestre em História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Em sua dissertação de mestrado, orientada pela professora Monica Junqueira de Camargo, a arquiteta olhou para a cidade de São Paulo sob a ótica dos edifícios teatrais, construídos ou não.

O trabalho se concentra no período anterior à construção do teatro municipal, erguido em 1911. “Para situar e discutir os projetos dos teatros paulistanos em meio às transformações da cidade, bem como identificar os agentes envolvidos nesse processo, também demonstrar como a tipologia teatral se transformou”, explica a pesquisadora.

De acordo com Marina, os teatros são mais do que edifícios, são também documentos da história da cidade, representando profundas transformações na capital. Em sua dissertação, ela revisita vários aspectos da construção da cidade no começo do século 20, “considerando as motivações que levaram a iniciativas para a construção de teatros, apontamos ideias em circulação que foram determinantes no processo de urbanização da cidade”, finaliza.

A dissertação completa pode ser acessada neste link.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Giovanna Stael
Produção: Denis Pacheco
Edição: Beatriz Juska e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.