Raia olímpica vai sediar feira na área náutica de 19 a 24 de novembro

Valor arrecadado com cessão do espaço será utilizado para melhorias no local e no Centro de Práticas Esportivas

16/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/12/2020 as 14:06
A raia olímpica da Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De 19 a 24 de novembro, a raia olímpica da USP será sede do evento São Paulo Boat Show, considerado o maior salão náutico da América Latina.

O espaço foi cedido pela Universidade e o valor da cessão inclui aluguel da raia (R$ 90 mil), melhorias na estrutura (balizamentos e troca de cabeamento); doação de um barco de 18 pés, avaliado em R$ 70 mil e que será utilizado pela comunidade para atividades esportivas, de ensino, pesquisa e extensão; e 50% da renda do estacionamento do evento destinada ao Centro de Práticas Esportivas (Cepê). Somados, esses valores chegam a R$ 400 mil.

O aluguel do Cepê e da raia olímpica é feito regularmente para eventos esportivos e comerciais e os valores arrecadados são revertidos em manutenção e melhorias dos dois espaços. Para se ter uma ideia, a raia tem custo anual de R$ 1 milhão para os cofres da Universidade.

A realização do evento atende às recomendações do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais no campus.

Prática esportiva

O Centro de Práticas Esportivas da USP foi criado em 1975  e oferece às comunidades interna e externa da Universidade programas de educação física, esporte, recreação e oportunidade de prática voluntária de atividades físicas.

Com área de 514.244 metros quadrados, o Centro dispõe de infraestrutura como conjunto aquático, quadras, campo de futebol e pista de atletismo. A raia olímpica é um desses equipamentos esportivos, destinada à prática do remo e da canoagem.