Momento Sociedade #58: Formação da Câmara influenciará mandato do próximo prefeito de SP

Composição do Legislativo influenciará na implementação de medidas propostas em campanha pelos candidatos paulistanos

 17/11/2020 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #58: Formação da Câmara influenciará mandato do próximo prefeito de SP
/

Na cidade de São Paulo, as eleições municipais caminham para um segundo turno entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Nesse contexto, a relação entre Executivo e Legislativo municipal, considerando a nova formação da Câmara, será fundamental na implementação das medidas defendidas em campanha pelos candidatos.

O papel dos vereadores é criar leis, fiscalizar com apoio do Tribunal de Contas e aprovar as iniciativas do Executivo, principalmente o orçamento. José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta sobre os resultados e aponta que “a Câmara está bastante dividida. Se Covas ganhar, ele tem a oposição do PT e do PSOL e de alguns partidos independentes, que não apoiaram nem um candidato nem outro e não se sabe como vão se posicionar. De maneira geral, o prefeito eleito atrai mais partidos, mas Boulos vai ter mais dificuldade, porque os demais partidos são mais resistentes às pautas defendidas por ele, como os partidos Patriota e Novo. Por isso, ele não vai conseguir introduzir com facilidade suas propostas”.

Por conta da pandemia, as eleições municipais bateram recordes em abstenções, inclusive na capital paulistana. Portella acredita que isso seja um fator decisivo para o segundo turno, pois “pessoas que não foram votar no primeiro turno podem ir agora porque são oposição em relação a um candidato ou outro”. De qualquer forma, ele aponta que a questão do apoio (ou a falta dele) dos vereadores em relação aos candidatos será vital para o futuro prefeito, e que essa questão deveria ser inclusive discutida nos debates que ocorrerão até o próximo dia de votação. Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.