ViaCast #16: Como se tornar um cientista | Juliana Estradioto

A pesquisa científica em muito contribui para a sociedade. Porém, muitos estereótipos acabam afastando as pessoas. Para ajudar a romper essa barreira, o ViaCast conversou com a pesquisadora Juliana Estradioto que falou sobre como se tornar um(a) cientista

29/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/11/2020 as 18:30
ViaCast - USP
ViaCast #16: Como se tornar um cientista | Juliana Estradioto
/

A grande vantagem de ser criança é poder sonhar em ser o que quiser. Em um dia trabalhamos em um escritório, em outro apagamos um incêndio. Há dias em que viramos chefes de cozinha e, em outros, vamos à Lua ou até mesmo um asteroide recebe nosso nome. Essa curiosidade e imaginação fértil nos faz ter um grande apreço da infância. É nesta fase que desenvolvemos o interesse e nos perguntarmos: o que vamos ser quando crescer? Ter curiosidade e interesse, querer testar diversas teorias e possibilidades, ser aficionado por conhecimento e por descobrir coisas novas faz com que toda criança seja um cientista.

O ViaCast de hoje conversa com Juliana Estradioto sobre o seu caminho no meio científico. Neste programa, ela conta como teve contato com a ciência, sua primeira experiência com pesquisa, a importância de artigos e trabalhos criados para novos cientistas, a motivação necessária para se trabalhar no meio e sobre todo o processo de um projeto científico, das ideias à conclusão. Também falamos como é a cerimônia do Prêmio Nobel, a valorização da educação para o jovem ter interesse em ser cientista, e em como a nossa convidada conseguiu ter um asteroide batizado com seu nome e muito mais.

Ouvintes do nosso programa! Nós, do ViaCast, queremos conhecer você! Responda nossa pesquisa neste link: https://bit.ly/pesquisa_viacast

Sobre a convidada:
Juliana Estradioto é técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório. No ano de 2015, participou como bolsista voluntária no projeto de extensão Aproveitamento Integral de Produtos Cultivados no Litoral Norte Gaúcho. Entre 2016 e 2019, atuou como bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica no Ensino Técnico do IFRS nas áreas de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia Química e Biotecnologia. Primeira e única brasileira a receber o prêmio de primeiro lugar em Ciências dos Materiais na maior feira de ciências e engenharia do mundo: a Intel International Science and Engineering Fair (Intel Isef). Vencedora do 1º Lugar na categoria Ensino Médio no 29º Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É fundadora da iniciativa Meninas Cientistas e membro da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), onde atua como coordenadora da Abric Aluno. Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso

Produção: Bruna Shinohara

Desenvolvimento da pauta: Lilian Sagan, Felipe Alonso e Bruna Shinohara

Apresentação: Felipe Alonso (host) e Bruna Shinohara (host)

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Redação: Breno Storti