Brasil Latino: Gaspard Estrada e as relações entre Europa e América Latina

Cientista político fala das incertezas que ainda pairam sobre o acordo União Europeia-Mercosul e sobre a conjuntura latino-americana

Por
 23/10/2020 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Gaspard Estrada e as relações entre Europa e América Latina
/

Gaspard Estrada conhece bem o Brasil. Passou um ano pesquisando a implantação das Subprefeituras em São Paulo e vê na descentralização da administração pública um caminho para garantir maior eficiência e qualidade de vida às populações das grandes cidades. Mas, ao analisar o panorama geral da América Latina, seu olhar é de preocupação. Para esse cientista político, a instabilidade institucional ainda é uma marca muito forte na história do continente.

Diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe da Universidade Sciences Po, de Paris, e colaborador dos jornais Le Monde e The New York Times, o franco-mexicano Gaspard Estrada é o entrevistado desta edição do Brasil Latino. Segundo ele, entre avanços e retrocessos, a maioria dos países latino-americanos e caribenhos ainda busca encontrar seu próprio caminho enfrentando dificuldades históricas como a fragilidade democrática e a desigualdade social.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.