Brasil Latino: Carolina e Giulia e a música latino-americana

Dupla de estudantes da Escola de Comunicações e Artes da USP resgata a diversidade sonora do continente

16/10/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Carolina e Giulia e a música latino-americana
/

Quando Carolina Andrade e Giulia Faria se encontraram nos corredores da Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2015, a identificação foi imediata. O que unia as duas estudantes de Música era a América Latina. Elas decidiram criar o projeto Volver a Latinoamerica, que resgata a melhor tradição musical do continente com compositores que marcaram época e fizeram história.

É o caso de Silvio Rodriguez que, ao lado de Pablo Milanez, criou a nova trova cubana, uma vertente musical inovadora com base no marcante ritmo caribenho. Da Argentina, a dupla brasileira foi buscar Maria Elena Walsh, musicista e educadora, além da cantora Mercedes Sosa, conhecida como “La Negra” e possivelmente uma das intérpretes mais famosas do continente.

Violeta Parra e Victor Jara são os dois chilenos que mais estão presentes no repertório do projeto Volver a Latinoamerica. A música de Violeta, mais nativa e fortemente ligada às tradições folclóricas do país, é também a voz que reverbera a rebeldia e o amor. Já Victor Jara, assassinado brutalmente pela ditadura de Augusto Pinochet (o artista teve suas mãos cortadas ainda vivo), eleva a canção latino-americana ao nível de uma emoção universal.

Esse retrato musical latino-americano é o tema desta edição do Brasil Latino.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.