USP Especiais #35: Especial Zuza Homem de Mello

Programa faz uma homenagem a uma das figuras mais importantes da crítica musical e destaca sua paixão pela música brasileira

 14/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:51
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #35: Especial Zuza Homem de Mello
/

Na semana em que perdemos nosso Zuza, a Rádio USP rememora a vida desse homem multifacetado e que adorava música, em especial a música brasileira, à qual dedicou toda a sua vida.

Zuza foi jornalista, escritor, radialista, produtor e diretor musical. Também foi contrabaixista e técnico de som. E do desafio de deixar a engenharia para fazer música, até se tornar um dos mais importantes críticos e produtores que tivemos, um longo caminho foi traçado de riquíssimas de histórias. Viu de perto todos os grandes nomes do jazz americano quando estudou música nos Estados Unidos. No Brasil, trabalhou na TV numa época em que a música era a grande atração. Esse trabalho televisivo prosseguiu nos anos de 1990 com a produção do programa Jazz Brasil, da TV Cultura, outro importante registro histórico deixado para nós. Contudo, essa vivência longeva não o impediu de observar a nova história, valorizar e reconhecer os jovens artistas, filtrados por um ouvido muito atento e refinado.

Como radialista, suas apresentações eram quase uma análise musicológica, com visão clara e crítica. Na Rádio USP, a emoção de Zuza transparecia em cada detalhe da produção do programa Playlist do Zuza.

Zuza participou como convidado de vários festivais importantes, como o de Montreux e de Nova Orleans. Foi curador do Free Jazz desde de sua primeira edição. E, neste programa, presenciamos a sua acuidade sobre esse gênero.

Aqui temos a oportunidade de ouvir sua paixão pela música, pelo som e por algo que resiste e se transforma através do tempo. Bom para podermos reouvir sua risada, exteriorização sonora de sua felicidade e de seu amor pela música.

_______________________________________________________________________________

Créditos do Programa

Produção: Heloisa Granito

Apresentação e montagem: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.