Falta de ética gera custos econômicos diretos e indiretos

Luciano Nakabashi entende que as ações humanas podem interferir no bem-estar social e no próprio desenvolvimento econômico

 31/08/2016 - Publicado há 8 anos
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Renato Gizzi/Visualhunt
Foto: Renato Gizzi/Visualhunt

Partindo de exemplos do dia a dia,  o professor Luciano Nakabashi comenta como as interações humanas interferem na economia e nas relações sociais, gerando custos indiretos, muitas vezes não calculados, que acabam por afetar o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Um desses exemplos são os assaltos a caixas eletrônicos de bancos, que levam à alteração de como eles funcionam, prejudicando a população, que precisa fazer uso de serviços como saques bancários fora do horário comercial, além do medo causado pelas ações violentas dos assaltantes.

Nakabashi também comenta a respeito do ato  de “colar” em provas escolares, que leva ao aumento de custos no processo de desenvolvimento e aplicação das provas.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.