ViaCast #15: A neurociência da memória | Neurocast

A complexidade do cérebro e dos comportamentos humanos fascinam cientistas de todas as áreas. Por isso, o ViaCast de hoje conversa com Juliana Volpe e Gloria Santucci, do Neurocast, para “abrirmos a cabeça” sobre neurociência e memória

15/10/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast #15: A neurociência da memória | Neurocast
/

Em toda a nossa vida, vamos sendo marcados por eventos e experiências que tivemos ao longo dela. O cheiro da comida de vó, andar de bicicleta sem rodinha, o ritual de colocar carteira, chaves e telefone nos devidos bolsos antes de sair de casa, a exibição do episódio inédito de Dragon Ball no 11 de setembro de 2001. O que estes itens têm em comum? A memória. O cérebro humano cria momentos, guarda lembranças, define “manias” e atividades no “modo automático”.

O ViaCast de hoje traz Juliana Volpe e Gloria Santucci, do Neurocast, para batermos um papo sobre neurociência. Neste programa você saberá o que é neurociência, a origem do seu conceito, o que ela envolve e quais suas diferenças para a psicologia. Além disso, abordamos temas como: plasticidade, conexões neurais, aprendizado e atuação dos hormônios, tipos de memória e influência do tempo e emoção, amnésia, a importância do contexto social na biologia e a atuação feminina na neurociência.

Estamos de volta, então ouça agora o mais novo ViaCast!

Sobre as convidadas:

Juliana Volpe é bacharela em Ciência e Tecnologia e graduanda em Neurociência pela Universidade Federal do ABC, Gloria Santucci é estudante de Neurociência também na UFABC. Ambas fazem parte do Neurocast, um podcast feito por alunos da Universidade Federal do ABC com objetivo de divulgar a área da Neurociência de uma forma dinâmica e divertida para todas as idades.

Saiba mais sobre o Neurocast: http://proec.ufabc.edu.br/neurocast

Conheça mais do Via Saber! Siga-nos em nossas redes sociais para sempre ficar ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Insta: instagram.com/via.saber

Pesquisa ViaCast: http://bit.ly/pesquisa_viacast

Ficha técnica do episódio:

Direção: Felipe Alonso

Produção: Bruna Shinohara

Pauta: Felipe Alonso, Lilian Sagan, Bruna Shinohara e Daniel Gomes.

Apresentação: Felipe Alonso (host), Lillian Sagan (host) e Bruna Shinohara (host)

Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes

Redação: Breno Natale