Pílula Farmacêutica #46: Automedicação causa mais agravos à saúde da população infantil

Metabolismo acelerado, idade e peso tornam as crianças mais suscetíveis aos riscos da medicação sem prescrição médica e dos remédios compartilhados

Por
 12/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/10/2020 as 9:03
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #46: Automedicação causa mais agravos à saúde da população infantil
/

Hábito comum, a automedicação se tornou um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo com mais severidade a população infantil. Este é o alerta que a acadêmica Kimberly Fuzel, orientanda da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, traz nesta edição do Pílula Farmacêutica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a venda inadequada e o consumo incorreto de medicamentos, que são grandes em nosso país, contribuem para a automedicação, que é “caracterizada pela prática de adquirir medicamentos sem receita médica e, ainda, agravada pelo compartilhamento dos remédios com outros integrantes da família”, conta Kimberly.

No caso da população infantil, a situação se agrava pelas peculiaridades do organismo infantil e também pelo alto risco de intoxicação a que as famílias brasileiras estão expostas. A falta de cuidados com o estoque doméstico de remédios chega a 91,3% das famílias no Brasil, segundo estudo realizado em 2008. Isso enquanto outro estudo registrou um total de 3.330 reações adversas a medicamentos em crianças no Brasil no mesmo período investigado, sendo que 60% desses casos foram classificados como eventos graves, com ocorrência de morte em 75 deles. 

E as explicações para o agravamento da automedicação em crianças, além das intoxicações, se devem ao fato da indução de resistência bacteriana e de mascarar sintomas clínicos de doenças. A justificativa, segundo Kimberly, é o metabolismo acelerado das crianças, que aumenta a absorção e a ação dos princípios ativos das drogas em seu organismo. Esses riscos incluem ainda as interações com outros medicamentos já usados, efeitos adversos e intoxicações com custos para a saúde, atrasando ou dificultando o diagnóstico e a abordagem terapêutica correta.

Por isso, Kimberly alerta que, apesar de parecer mais prática, a automedicação é séria e “usar medicamento sem considerar as consequências que eles podem trazer pode afetar de maneira negativa a vida das pessoas, principalmente a das crianças”. E, ainda, acrescenta dicas importantes, como a não reutilização de sobras de medicamentos de tratamentos anteriores ou o descumprimento da prescrição médica, seja prolongando ou interrompendo o tratamento.

Ouça este episódio do Pílula Farmacêutica na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.