Brasil Latino: Lucas Leite e as eleições nos EUA para a América Latina

Quais os possíveis cenários para os países latino-americanos, dependendo da vitória de Biden ou Trump nas eleições presidenciais estadunidenses

Por
 09/10/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Lucas Leite e as eleições nos EUA para a América Latina
/

No próximo dia 3 de novembro, a América Latina poderá ingressar em uma nova etapa caso o candidato democrata Joe Biden vença as eleições estadunidenses contra o atual presidente Donald Trump. As pesquisas indicam essa tendência. Mas o que de fato poderá mudar? E se houver uma reviravolta e Trump vencer? São questões abordadas nesta edição do Brasil Latino de 5 de outubro que teve a participação de Lucas Leite, professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e idealizador do canal do YouTube Em dupla com consulta.

Para Lucas Leite, o processo eleitoral está fortemente marcado por uma conjuntura mundial totalmente nova com a pandemia da covid-19, que, inclusive, afetou o próprio presidente Trump. O comportamento dos eleitores em Estados decisivos como Ohio, Pensilvânia e Flórida podem determinar o vencedor. Leite acredita que o panorama atual favorece Biden, especialmente na economia, onde Trump começou bem o ano, mas agora não tem mais esse trunfo na mão. Outro fator que favorece o candidato democrata é a sua vice, a senadora pela Califórnia, Kamala Harris. Identificada com as questões raciais, sua presença na chapa soma votos na comunidade negra, fortemente mobilizada nos últimos meses após o assassinato de George Floyd por um policial branco.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.