USP Especiais #34: Bartók e o folclore

Programa traz a obra do compositor húngaro e sua estreita relação com a música folclórica

 07/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:51
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #34: Bartók e o folclore
/

Com mais de 8 mil melodias coletadas, Béla Bartók foi o compositor erudito que mais se aprofundou na música do povo, amando essa música sem preconceitos de nação ou raça. Trouxe, em sua vasta obra, músicas folclóricas húngaras, eslovacas, eslovenas, romenas, entre outras. Nascido em 1881, Bartók foi alguém marcado pela música erudita, mas que soube abrir sua escuta para materiais de outras linguagens. Dentre os músicos ocidentais, Bartók talvez seja o exemplo mais puro de cuidado e atenção à música dos camponeses.

Através de uma extensa pesquisa folclórica e respeitando a natureza que é própria da música de tradição oral, Béla Bartók registrou a música das comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos e seu trabalho de pesquisa é considerado um dos mais importantes registros deste modo de vida. O compositor dizia que compor uma música a partir do material folclórico era como confeccionar uma joia. Um trabalho minucioso e preciso.

O programa traz uma trilha musical repleta de originalidade e com material sonoro intrigante. Exemplo disso são as cinco canções de Béla Bartók com melodias extraídas diretamente do folclore húngaro, compostas em 1906 e apresentadas com tradução ao longo do programa.

__________________________________________________________________________

Créditos do programa

Roteiro e montagem: Vitor Ramirez e Gustavo Xavier

Locução: Cido Tavares e Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.