Live Ciência USP #06: Clima extremo em 2020

O que está acontecendo com o clima em 2020 e nos anos recentes? As meteorologistas Estael Sias (Metsul) e Rachel Albrecht (IAG) falam de fenômenos extremos como recordes de calor e frio, secas e ciclones, e como eles se relacionam ao processo de mudança climática

Por
 08/10/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Live Ciência USP #06: Clima extremo em 2020
/

O ano de 2020 já teve estiagem, recorde de calor e de frio e até ciclone. Nesta live, meteorologistas entrevistadas pelo Ciência USP nos ajudam a entender fenômenos deste ano e de anos recentes, e sua possível relação com o aquecimento global.

Uma das convidadas é Estael Sias, diretora da MetSul Meteorologia e mestre pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Entre outras atividades, Estael foi supervisora da equipe de meteorologistas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pela Somar Meteorologia.

Recebemos ainda Rachel Albrecht, professora do IAG, onde lidera grupo sobre física de nuvens e eletricidade atmosférica. Rachel também está envolvida nas atividades de pesquisa dos satélites Tropical Rainfall Measurement Mission (TRMM) e Global Precipitation Measurement (GPM) da Nasa e é membro de entidades internacionais da meteorologia.

Apresentação e produção: Luiza Caires
Produção audiovisual: Kleison Paiva
Edição de áudio: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.