Saúde Sem Complicações #33: Doenças crônicas não transmissíveis geralmente são silenciosas, mas oferecem sérios riscos

Diabete, hipertensão e obesidade são os exemplos mais comuns dessas doenças que têm, entre os fatores de desenvolvimento, a falta de atividade física, o tabagismo e a má alimentação, além da idade

 06/10/2020 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #33: Doenças crônicas não transmissíveis geralmente são silenciosas, mas oferecem sérios riscos
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o professor e especialista em Geriatria Julio Cesar Moriguti, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre doenças crônicas não transmissíveis. 

Segundo o professor, essas são doenças caracterizadas por um lento desenvolvimento, longa duração e também por não serem contagiosas. E cita demência, depressão, diabete, hipertensão, obesidade, doenças respiratórias e reumáticas como exemplos bem frequentes de doenças crônicas não transmissíveis. 

Moriguti diz que as doenças crônicas são bastante comuns e isso se deve principalmente ao aumento de expectativa de vida da população, já que essas enfermidades ocorrem com maior frequência entre os idosos. Entretanto, conta que a falta de atividade física, o tabagismo e a má alimentação são fatores que aumentam as possibilidades de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. 

O professor chama a atenção para a gravidade dessas doenças que, muitas vezes, podem ser silenciosas e sem sintomas, mas muito perigosas, como no caso da diabete e da hipertensão, por exemplo. Portanto, segundo Moriguti, é extremamente importante que os pacientes realizem consultas médicas de rotina, com o objetivo de monitorar a saúde.  

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.