Momento Odontologia #73: Afta pode aparecer em qualquer região da boca e incomoda bastante, mas existe tratamento

No programa Momento Odontologia, especialista fala sobre as causas da afta e seus tratamentos 

 05/10/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #73: Afta pode aparecer em qualquer região da boca e incomoda bastante, mas existe tratamento
/

Com certeza você já teve na boca aquela feridinha arredondada, branco amarelada no centro e com uma mancha avermelhada ao redor, a chamada afta. Ela pode aparecer na língua, nas bochechas, no céu da boca e até na garganta, e incomoda bastante. 

Para entender as causas das aftas, que também são conhecidas como úlceras aftosas recorrentes, o programa Momento Odontologia desta semana recebeu a pós-doutoranda em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Maya Fernanda Manfrin Arnez,

Segundo a professora, a afta é “definida como uma úlcera, que varia de tamanho, quantidade e que pode aparecer em qualquer região da boca”. Suas causas podem ser variadas, como traumas locais, infecções, alergias ou alterações fisiológicas, metabólicas e até mesmo emocionais. 

Qualquer pessoa pode ter afta, mas a professora destaca que elas “são mais comuns em pessoas do sexo feminino”. Ela ocorre mais na infância e na adolescência e até mesmo na vida adulta, só que com menos frequência, já que “sua severidade diminui com a idade”. Além disso, pessoas com doenças sistêmicas, crônicas ou com baixa imunidade, geralmente, têm mais aftas.

As feridinhas incomodam por um tempo, já que “geralmente desaparecem em um período entre sete e 14 dias”. Mas existem alguns tratamentos para as aftas, como o bochecho, visto como “tratamento de escolha para a higienização bucal e alívio dos sintomas”. Além disso, podem ser utilizados anestésicos ou corticoides tópicos. Para os casos mais severos, são usados corticoides sistêmicos.

A professora ainda lembra que, muitas vezes, as aftas são confundidas com herpes simples. Ela ressalta que as aftas não são contagiosas e que “o vírus do herpes simples não causa aftas”. 

Ouça no player acima o programa Momento Odontologia, com a pós-doutoranda em Odontopediatria da Forp, Maya Fernanda Manfrin Arnez, que falou sobre as conhecidas aftas.

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.