Manhã com Bach #33: Pablo Casals redescobriu “Suítes para Violoncelo” de Bach em 1890

Violoncelista catalão encontrou as partituras das obras em sebo de Barcelona quando tinha 13 anos de idade

Por
 28/09/2020 - Publicado há 4 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #33: Pablo Casals redescobriu “Suítes para Violoncelo” de Bach em 1890
/

Em 1890, aos 13 anos de idade, o violoncelista catalão Pablo Casals (1876-1973) encontrou num sebo de Barcelona uma velha edição das partituras das seis Suítes para Violoncelo, de Bach. Imediatamente as obras encantaram o jovem músico, que começava a ganhar fama com a sua virtuosidade ao violoncelo. Durante 12 anos, Casals ensaiou diariamente as seis suítes até se decidir a apresentá-las publicamente. As primeiras gravações datam somente dos anos 30.

A redescoberta das Suítes para Violoncelo de Bach – praticamente desaparecidas desde a morte do compositor, em 1750 – foi destacada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado nos dias 26 e 27 de setembro de 2020. Foi o quarto episódio da série de seis programas que comemora os 300 anos dessas composições de Bach, surgidas em cerca de 1720, na corte de Köthen.

O programa exibiu a Suíte para Violoncelo Número 4 em Mi Bemol Maior (BWV 1010). Foi apresentada também a cantata Alles nur nach Gottes Willen, “Tudo segundo a vontade de Deus” (BWV 72), obra composta em 1726, em Leipzig.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.