Brasil Latino: Maria Dolores Arce e a tensão política na Bolívia

A educadora popular Maria Dolores Arce analisa a situação no país andino e as eleições presidenciais de outubro

Por
 11/09/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Maria Dolores Arce e a tensão política na Bolívia
/

Desde a renúncia do presidente Evo Morales, em novembro do ano passado, a Bolívia vive uma tensão política permanente. O governo provisório de Jeanine Áñez não parece disposto a cumprir o que prometeu: eleições livres. Uma série de ações repressivas e processos ilegais contra os seguidores de Morales compromete a realização de um pleito democrático, finalmente marcado para 18 de outubro deste ano, após intensa pressão popular.

A educadora popular Maria Dolores Arce, que dirigiu a Rede de Rádios dos Povos Originários, analisa em entrevista exclusiva ao Brasil Latino o cenário de retrocesso que acontece no país andino. Após a queda de Evo Morales, forças ultradireitistas assumiram o controle de praticamente todas as instâncias de poder. Judiciário e executivo, aliados a setores conservadores da Igreja e da mídia, desenvolvem uma campanha de descrédito das lideranças indígenas e populares. O candidato Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, lidera as intenções de voto, mas existem sérias dúvidas se a justiça eleitoral boliviana não cassará seu registro.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.