USP Especiais #30: Disco “Modinha e Lundu: Bahia musical, séculos 18 e 19”, com o conjunto Anticália

Programa apresenta dois gêneros musicais luso-brasileiros na Bahia dos séculos 18 e 19

 09/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 18:50
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #30: Disco "Modinha e Lundu: Bahia musical, séculos 18 e 19", com o conjunto Anticália
/

Partindo de um projeto de pesquisa e de gravação encabeçado pelo Centro de Estudos Baianos da Universidade Federal da Bahia, o programa percorre dois gêneros musicais luso-brasileiros: a modinha e o lundu. Ambos foram expressões musicais que circularam em várias camadas sociais, das mais pobres às mais abastadas. A modinha apresentando-se como canção lírica que tematiza o amor ideal e o lundu como canção mais sensual, satírica e às vezes crítica.

Trazendo lundus de Xisto Bahia, notável compositor e cantor baiano, entre outros compositores, o programa se baseou no disco Modinha e Lundu: Bahia Musical, séculos 18 e 19, lançado em 1984 pelo conjunto Anticália. Um importante registro musical e cultural brasileiro da época.

Créditos do programa

Pesquisa e roteiro: Gustavo Xavier e Amanda Ferraresi

Locução: Gustavo Xavier

Voz adicional: Cido Tavares

Montagem, sonorização e edição: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.