Laboratório da USP oferece psicoterapia on-line para público da terceira idade

Nesta matéria, conversamos sobre saúde mental durante a quarentena com os responsáveis pelo Laboratório de Investigações Médicas 27, localizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP

Por
 09/09/2020 - Publicado há 4 anos
Jornal da USP +
Jornal da USP +
Laboratório da USP oferece psicoterapia on-line para público da terceira idade
/

A saúde mental é um dos pilares mais importantes para o bem-estar humano, mas, diante de diversas outras preocupações, ela é constantemente deixada de lado por muitos de nós. No entanto, durante a pandemia, os cuidados com a saúde mental têm se tornado cada vez mais prioritários para todas as faixas etárias.

Pensando nisso, o Laboratório de Investigações Médicas 27 (LIM-27), localizado no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, organizou um Grupo de Envelhecimento e Amadurecimento. Na quarentena, a iniciativa tem conduzido sessões on-line de psicoterapia para o público da terceira idade.

Para explicar sobre o papel do LIM-27 e sua iniciativa mais recente, conversamos com Orestes Forlenza, coordenador da parte clínica e de pesquisa do laboratório. Além dele, ouvimos as especialistas Dorli Kamkhagi e Ana Carolina Costa, ambas coordenadoras do projeto. De acordo com eles, o trabalho que está sendo realizado nesse período é de “extrema importância”, especificamente por ser focado no público idoso, que faz parte do grupo de risco da covid-19.

As especialistas contam que, durante os atendimentos, os idosos registram seu sofrimento diante do isolamento social, especialmente por permanecerem distantes de familiares. Para Dorli, o acolhimento fornecido pela terapia on-line tem gerado um retorno positivo mútuo entre especialistas e público-alvo. “A gente percebeu o quanto que eles queriam esse contato, precisavam dessa ajuda e o quanto eles se sentiram gratificados, assim como nós”, finaliza. 

Saiba mais sobre o Laboratório de Investigações Médicas 27 clicando aqui.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Gabriel Guerra
Produção: Denis Pacheco
Edição: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.