“Função de mesário é extremamente necessária”

É o que diz Carlos Bastide Horbach, ao afirmar que nem a Justiça Eleitoral nem o poder público possuem contingentes necessários para administrar uma eleição do porte da brasileira

 08/09/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Você sabe qual é função de um mesário? Com a proximidade das eleições, em novembro, é importante esclarecer algumas dúvidas que surgem nesse período. O trabalho do mesário é um deles. Para quem não sabe, o mesário é aquele representante da Justiça Eleitoral a quem cabe algumas funções específicas, como explica o professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da USP, do Departamento de Direito do Estado, Carlos Bastide Horbach, que é ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

O voto eletrônico mudou a função do mesário, assim como a biometria, e, na verdade, ambos facilitaram o trabalho do mesário. Vale lembrar que, em 2020, não haverá o voto por biometria por questões de segurança, em função da pandemia da covid-19.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.