Ricardo de Deus fala sobre música instrumental e a sua influência africana cabo-verdiana

Para Ricardo de Deus, a música africana cabo-verdiana ainda é pouco estudada e executada como construção de uma identidade cultural

 31/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Nesta edição, o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista o músico e professor Ricardo de Deus, que é brasileiro, mas morou por duas décadas em Cabo Verde, país insular africano. O músico comenta sobre a música africana cabo-verdiana como construções de identidades culturais e a sua vertente jazzística, ainda pouco estudada e executada.

Ricardo de Deus, durante o período que esteve na capital do país, na cidade de Praia (na Ilha de Santiago), foi professor de música para crianças e adolescentes no Centro Cultural Brasil-Cabo Verde, órgão da Embaixada Brasileira em Cabo Verde. Ele também é músico e estudioso dos gêneros jazz e instrumental, tendo lançado o CD Vem de Lá.

O CD Vem de Lá tem como principal característica a música instrumental, mas algumas faixas trazem o vocal de Ricardo de Deus. É um trabalho que mescla músicas africanas, bossa nova e jazz.  O primeiro CD de Ricardo de Deus, Fragmentos, também enfatizava a música instrumental e o jazz.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.