Programa Ano Sabático 2017 do IEA abre inscrições

Voltado para professores da USP, programa selecionará até seis docentes que queiram desenvolver um projeto de pesquisa individual no instituto, pelo período de seis meses ou um ano

24/08/2016 - Publicado há 8 anos

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebe, até 3 de outubro, inscrições de professores da Universidade que queiram participar da segunda edição do Programa Ano Sabático do IEA, regulamentado no ano passado por meio da Resolução nº 7.069.

IEA_ano sabatico
Paulo Saldiva, diretor do IEA, e a turma 2016 de pesquisadores do Programa Ano Sabático | Foto: Divulgação

O programa selecionará até seis docentes que queiram desenvolver um projeto de pesquisa individual no instituto pelo período de seis meses ou um ano, de acordo com a Portaria nº 3 de 19 de agosto. A Pró-Reitoria de Pesquisa apoia a iniciativa, destinando R$ 12 mil como auxílio para cada projeto aprovado.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A novidade em relação à primeira turma é que agora a pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA em São Paulo, quanto em seus polos em Ribeirão Preto e São Carlos.

Os selecionados terão como atribuições: realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este será publicado na revista Estudos Avançados e/ou no site do IEA.

Inscrição e projeto

Na inscrição, é necessário encaminhar por email um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA. Os candidatos também precisam enviar uma súmula curricular (veja detalhes na Portaria) e demonstração de aprovação de sua participação no programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

O projeto de pesquisa deverá ter até dez páginas em formato A4, margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2 cm, fonte Arial, tamanho dez ou Times New Roman, tamanho 11. Nele, devem constar, entre outras informações, o título do projeto, o período em que se pretende desenvolvê-lo, resumo, objetivos, justificativa, impactos científicos e sociais, áreas do conhecimento envolvidas e um plano de trabalho e cronograma de atividades.

Toda a documentação deve ser enviada para o email academicoiea@usp.br.

Primeira turma

O primeiro grupo de pesquisadores do Programa Ano Sabático iniciou suas atividades em janeiro deste ano e deve concluí-las até dezembro. Matemática, música, história da arte, arqueologia, sociologia, oceanografia e as interfaces dessas com muitas outras disciplinas são as áreas de pesquisa dos seis pesquisadores selecionados para 2016:

• Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), com Ontologia e Epistemologia de uma (Inter)Disciplina: A Arqueologia como Paradigma de Interdisciplinaridade e suas Implicações Teóricas e Práticas;
  • Dária Gorete Jaremtchuk (EACH e ECA), com Exílio Artístico: Trânsito de Artistas Brasileiros para Nova York Durante as Décadas de 1960 e 1970;
  • Flavio Ulhoa Coelho (IME), com o projeto História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos;
  • Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), com Dinâmicas Culturais Contemporâneas: Imbricações entre Singularidades, Coletivos, Tecnologias e Instituições Culturais na Perspectiva do Comum;
  • Maria de los Angeles Gasalla (IO), com Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades, e Cooperação em Sistemas Socioecológicos Complexos“;
  • Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFCLRP), com Invenção de uma Ópera: A Máquina de Pascal em Pernaguá.