Brasil Latino: Luciana Latarini Ginezi e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina oferece biblioteca com obras raras, eventos e cursos de extensão em parceria com a USP

Por
 14/08/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Luciana Latarini Ginezi e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina
/

Os estudos e a pesquisa sobre o continente latino-americano tem lugar especial na Fundação Memorial da América Latina, que completou 31 anos de existência. Nesse espaço público, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, funciona o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).

Concebido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, o CBEAL tem como objetivo promover a integração cultural, política, econômica e social da América Latina. Por meio de acordos de cooperação e convênios com instituições de pesquisa e universidades brasileiras e estrangeiras, entre elas a USP, são viabilizados trabalhos de pesquisa e estudos sobre temas latino-americanos.

Um dos principais programas do centro é a Cátedra Memorial da América Latina, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No âmbito da USP, a parceria é com o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, o Prolam.

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina também é responsável pela Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, com um acervo de aproximadamente 42 mil volumes, sendo 9,8 mil obras raras e especiais, das quais 37 estão registradas na Biblioteca Nacional. O acervo abrange o campo das ciências sociais, economia, história, cultura popular, artes e literatura latino-americanas.

Para falar sobre as várias atividades do centro, o Brasil Latino desta semana recebe Luciana Latarini Ginezi, diretora da instituição.


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.