Monitoramento das mudanças climáticas pode beneficiar cultura do eucalipto

Estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, identificou características de adaptação de plantas de eucalipto a alterações do clima

06/08/2020 - Publicado há 4 anos
Novos Cientistas - USP
Monitoramento das mudanças climáticas pode beneficiar cultura do eucalipto
/

Na entrevista dos Novos Cientistas desta quinta-feira, 6 de agosto, o engenheiro agrônomo Elvis Felipe Elli explicou como desenvolveu sua pesquisa de doutorado sobre a produtividade de eucaliptos no Brasil em relação às mudanças climáticas. Esta edição do podcast contou com a participação do jornalista Caio Albuquerque, da Esalq.

Elvis Elli lembrou que o Brasil é o maior produtor mundial de eucaliptos, sendo o Estado de Minas Gerais o que mais produz em território nacional. Em sua pesquisa, que foi feita sob orientação do professor Paulo Cesar Sentelhas, o engenheiro identificou características de planta que poderão trazer vantagens adaptativas sob os diversos cenários de mudanças climáticas do País.

Em seu estudo, utilizou técnicas de modelagem combinadas com um método estatístico chamado “análise de sensibilidade global”, para identificar quais as características mais influentes na produtividade de florestas de eucalipto em 23 ambientes de produção espalhados por todo o Brasil. “O objetivo foi identificar se as características mais influentes atualmente na produtividade serão as mesmas em climas futuros, ou se novas características ganharão importância, contou o engenheiro. Os resultados da pesquisa foram recentemente publicados na revista In silico Plants. O trabalho também teve a participação de pesquisadores do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) e do instituto de pesquisa Australiano CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), onde Elvis Elli realizou um período de intercâmbio.