Momento Sociedade #45: Tensões entre EUA e China ameaçam economia brasileira

José Luiz Portella analisa a relação entre nações e aponta riscos da guerra comercial entre essas potências

 28/07/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade #45: Tensões entre EUA e China ameaçam economia brasileira
/

Neste episódio do Momento Sociedade José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comenta sobre a relação entre Estados Unidos e China, bem como seus impactos na economia e geopolítica. Especialistas apontam que a tensão entre os países aumentou em 2020 devido à pandemia e às eleições americanas, e que a tendência é piorar, tendo como consequência uma nova guerra comercial.

A razão disso, segundo Portella, é que ambas as nações lutam por três fatores principais: inteligência artificial, 5G e criptografia quântica. “Tudo isso compõe a busca desses países pela máquina bélica, que é muito menos sobre infantaria e soldados e mais equipamentos de destruição”, conta.

As consequências dessa guerra entre potências serão grandes e podem afetar o mundo inteiro, de acordo com Portella. Com possíveis retaliações à economia chinesa pelos Estados Unidos, a economia do Brasil também pode sofrer, já que a China é atualmente a maior compradora de commodities do País. “Se a China crescer menos, significa que o Brasil crescerá menos também. E não será só o impacto da covid-19, mas sim dessa questão geopolítica e dos impactos em ações e empresas brasileiras, podendo resultar em uma perda no Produto Interno Bruto (PIB)”, explica Portella.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.