Jornadas com Beethoven #19: Sinfonia “Pastoral”, a emoção da natureza

Segundo programa do mês de julho trata da sexta sinfonia de Beethoven

 15/07/2020 - Publicado há 4 anos
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #19: Sinfonia "Pastoral", a emoção da natureza
/

No verão de 1806, logo depois de quase quebrar uma cadeira na cabeça do príncipe da Prússia, Beethoven foi visitar sua amiga Marie Bigot, tendo-a tratado muito ternamente e até lhe dedicado sua sonata Apassionata. Essa mudança abrupta de temperamento é um traço característico de Beethoven que transparece fortemente em sua música e, em especial, na oposição entre sua quinta sinfonia (que evoca a luta do homem contra seu destino) e sua sexta sinfonia (“uma lembrança da vida campestre, sendo mais expressão da sensação que pintura”, nas palavras do compositor).

Este programa aborda a ternura da sexta sinfonia, chamada de Pastoral pelo próprio Beethoven. Complementamos esse caloroso interesse de nosso compositor pela vida campestre com dois de seus arranjos sobre melodias folclóricas escocesas.

Neste programa, são apresentadas:

Sinfonia nº 6 Pastoral opus 68;

– Canções Entardecer e Junte-se, junte-se a nós querido amigo, do opus 108.

 

Créditos do Programa

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.