Descaso com desmatamento pode causar retirada de recursos do agronegócio

Pedro Luiz Côrtes analisa atuação governamental em relação às últimas pressões internacionais e indica riscos para exportações brasileiras

 10/07/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Nesta semana, o Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública com pedido de afastamento cautelar do cargo do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por ato de improbidade administrativa. Além disso, o vice-presidente Hamilton Mourão, responsável pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal, foi pressionado por empresários, o que aumenta o receio de que recursos sejam retirados do agronegócio por grupos de investimentos.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, faz uma avaliação do momento atual. Os índices de desmatamento amazônico bateram recordes nos últimos cinco anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e, portanto, não surpreende que o descaso com as questões ambientais afetem as exportações de produtos agrícolas, segundo o especialista.

Côrtes também já havia alertado sobre a possibilidade do pedido de afastamento de Salles, uma vez que “a atuação do ministro vem desagradando vários parlamentares, inclusive dentro do núcleo do governo, além do agronegócio”. Caso o presidente Bolsonaro decida tirá-lo do cargo, o professor acredita que o processo será feito em duas partes: “Primeiro, haveria a destituição do ministro como forma de abrandar as críticas, e depois de muito conflito entre ala ideológica e parlamentar, poderia haver uma indicação que não necessariamente atenda aos critérios técnicos, como já foi visto nas últimas substituições”.

De acordo com o especialista, neste momento, o governo tem dado munição para que forças internacionais, com políticas protecionistas, possam agir. “O Brasil é competitivo nas exportações agrícolas, mas o governo tem conspirado contra o agronegócio com a falta de ação no combate ao desmatamento na Amazônia. Mesmo que agora se pretenda mensurar os avanços desses problemas ambientais no segundo semestre, infelizmente as autoridades chegam atrasadas mais uma vez”, explica.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.