Ciência USP #27: Dentes que contam histórias

Nossos ossos contam histórias. E nossos dentes, também. Neste episódio, conversamos com dois arqueólogos que estudam o passado a partir de esqueletos humanos. Um deles também é dentista.

Por
 09/07/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #27: Dentes que contam histórias
/

Arqueólogos são cientistas que procuram pistas sobre o passado humano em restos materiais. Esses restos podem ser cerâmicas, ferramentas, monumentos, terraplanagens, sambaquis e até fósseis de plantas. Podem também ser esqueletos. Neste episódio de Ciência USP, conversamos com dois arqueólogos que estudam o passado a partir das informações que os esqueletos humanos guardam.

André Strauss é professor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. Rodrigo Elias de Oliveira, além de arqueólogo, é dentista. Os dois fazem parte da equipe do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental Evolutiva (LAAAE) da USP. Junto com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), eles publicaram um artigo recente em uma revista especializada explicando o curioso caso de marcas de corrosão nos dentes de uma criança que viveu 1500 anos atrás.

E no nosso boletim da covid-19, perguntamos ao professor Octávio Marques Pontes Neto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, sobre os sintomas neurológicos que o coronavírus provoca.

Apresentação: Silvana Salles, com participação de Tabita Said
Produção: Gabriel Guerra, Silvana Salles e Tabita Said
Edição de som: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.