USP Especiais #18 – Minorias na ditadura

As questões minoritárias também compuseram o mosaico de temas que a música brasileira trouxe à luz durante o período autoritário

 17/06/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #18 - Minorias na ditadura
/

Apresentando um recorte musical revelador, programa traz grandes composições da música popular brasileira. Canções fortes que denunciaram as repressões, censuras e dores vividas pelas minorias durante a ditadura militar. Mulheres pobres, camponeses, moradores da periferia, público LGBT e povos indígenas, representam os grupos minoritários vítimas de uma série de atrocidades cometidas ao longo de todo o período em questão.

Algumas das mais importantes vozes da periferia durante a ditadura, por exemplo, foram as escolas de samba. As letras dos sambas-enredo contavam a luta pela liberdade. Fatos históricos como a Inconfidência Mineira, abolição da escravatura e a proclamação da República viraram temas contra o regime militar. O samba-enredo Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade, de Martinho da Vila, mostra bem essa intenção.

Nara Leão, Chico Buarque, Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Capinan e João do Vale são algumas das importantes vozes trazidas à baila no episódio. Contextualizado com diversos registros históricos que vieram à tona por meio da Comissão da Verdade, o programa nos conduz a uma escuta musical cortante e fundamental para a compreensão do que foi a trágica época do regime militar e seu impacto sobre a cultura, a política e a sociedade.

 

Créditos do programa

Pesquisa e roteiro: Gustavo Xavier, Patrick Moreira Lima e Vitor Ramirez

Locução: Cido Tavares, Patrick Moreira Lima e Gustavo Xavier

Vozes interpretadas: Vitor Ramirez e Simone Lemos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.