Desafios #2 – Márcio Nakane e os bancos na pandemia

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban – tem 120 bancos associados, de várias naturezas, e cinco deles estão na linha de frente do socorro às empresas e cidadãos. O sistema bancário está operando de um modo satisfatório diante das necessidades atuais da crise?

 05/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/03/2021 as 17:09
Diálogos na USP - USP
Diálogos na USP - USP
Desafios #2 - Márcio Nakane e os bancos na pandemia
/

Na atual pandemia da covid-19, que mantém parte significativa da população em isolamento, os bancos se transformaram em canais fundamentais para a oferta de respaldo financeiro para as empresas e a população, seja como repassadores de recursos disponibilizados pelo governo federal ou de recursos próprios.

São recursos necessários para que a economia mantenha um dinamismo mínimo de funcionamento. Cinco bancos, que detêm cerca de 80% do mercado, estão na linha de frente do socorro às empresas e cidadãos. Tendo em vista esse quadro, o sistema bancário está operando de um modo satisfatório diante das necessidades atuais da crise?

Nesta edição, Desafios debate a situação dos bancos na pandemia com o economista Márcio Nakane, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, doutor em Economia pela Universidade de Oxford.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.