Esalq comemora 119 anos com uma cerimônia virtual

Homenagens e posse do novo titular da Cátedra Luiz de Queiroz marcaram a solenidade

04/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 11:06
O reitor Vahan Agopyan participou do evento virtual realizado no dia 3 de junho, em comemoração dos 119 anos da Esalq

Tradicionalmente, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) celebra a data de sua fundação, no dia 3 de junho, com uma solenidade repleta de homenagens. Diante do atual momento de pandemia, a celebração deste ano foi virtual e teve transmissão pela internet.

“Hoje completamos 119 anos. Momentos difíceis, em que nos deparamos com uma situação que foge totalmente ao nosso controle, em virtude da pandemia da covid-19. Mas, a exemplo de nosso idealizador, que passou por tantos desafios, não podemos deixar que a Esalq tenha seu brilho ofuscado. Apesar do cenário delicado, tentamos readequar as rotinas dos alunos de graduação e pós-graduação com aulas e trabalhos a distância. Destacamos, nesses 119 anos, a formação de cerca de 16 mil bacharéis e 10 mil mestres e doutores”, declarou o diretor da Escola, Durval Dourado Neto.

O reitor Vahan Agopyan participou da cerimônia, lembrando que a Esalq é uma das fundadoras da USP e referência nacional e internacional para o desenvolvimento do agronegócio. “A Esalq é um centro de pesquisa em uma área de importância ímpar para o mundo, uma vez que o Brasil é um dos celeiros que alimentam o mundo. Isso nos dá muito orgulho, felicidade e também nos traz a responsabilidade de continuarmos nessa trilha que garante a alimentação saudável para a população brasileira e mundial. Tenho certeza de que, com instituições como a Esalq, a USP cumpre o dever de servir e ajudar a população brasileira”, disse o reitor.

Durante a cerimônia, foi celebrado o convênio de cooperação internacional número 100 da escola. O acordo, assinado com a China Agricultural University (CAU), prevê a criação do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil na Esalq, que deverá atuar na realização de pesquisas bilaterais em agricultura.

O reitor da CAU, Sun Qixin, encaminhou congratulações à Esalq, lembrando destaques de uma parceria que tem se fortalecido nos últimos anos. “Em nome da China Agricultural University, membro do A5 Alliance, gostaria de parabenizar a Esalq que, em mais de 100 anos de desenvolvimento, tem liderado a educação e a pesquisa agrícola não apenas no Brasil, mas também na América do Sul e no mundo”, afirmou Sun Qixin.

O vice-diretor da Esalq, João Roberto Spotti Lopes, conduziu a parte da solenidade dedicada aos registros históricos e homenagens às entidades parceiras.

Cátedra Luiz de Queiroz

Para encerrar a solenidade, aconteceu a cerimônia de posse do novo titular da Cátedra Luiz de Queiroz, o ex-ministro de Agricultura, Alysson Paolinelli.

Ao deixar o cargo, o agora ex-catedrático Marcos Sawaya Jank fez um balanço das atividades da Cátedra no ciclo 2019/2020, que resultaram na publicação do livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security.

A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados é uma cadeira voltada para discussão e realização de atividades abertas à participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. Instalada em 2017, durante a cerimônia de Abertura do Fórum EsalqShow, a Cátedra Luiz de Queiroz teve como primeiro titular o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, seguido pelo engenheiro agrônomo Marcos Jank.

Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq