Jornadas com Beethoven #12 – Paixões para Violino e Piano

Quarto programa do mês de maio trata das composições para violino e piano.

 27/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 29/05/2020 as 14:18
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #12 - Paixões para Violino e Piano
/

Em sua infância, Beethoven estudou violino e sempre se interessou muito pelos outros instrumentos de corda, tendo frequentado assiduamente as sessões de quartetos de corda realizados na residência do príncipe Lichnovsky durante a década de 1790. Esse gosto de Beethoven se alia à sua vocação para o piano, resultando num intricar muito sutil entre violino e piano em suas composições para essa formação.

Abordamos esse repertório, mostrando as diferenças entre a simplicidade de suas Variações escritas em 1792, época em que residia em Bonn, e a discursividade mais desenvolvida de duas Sonatas para Violino e Piano compostas oito anos depois, quando já residia no meio musical de Viena.

No programa, são apresentadas:

  • Variações para Violino e Piano sobre a ária “Si vuol Ballare” da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Mozart.
  • Sonata para Violino e Piano Op. 24.
  • Sonata para Violino e Piano Op. 30 n. 3.

Jornadas com Beethoven
Série semanal sobre a vida e a música do compositor Ludwig van Beethoven para comemorar os 250 anos de seu nascimento. A série está dividida em capítulos mensais: o primeiro programa do mês é essencialmente biográfico e delimita o período da vida de Beethoven a ser tratado, cujas músicas são apreciadas nos demais programas do mês. O programa é transmitido pela Rádio USP, às sextas-feiras, às 21h, e disponibilizado como podcast às quartas-feiras.
Roteiro e apresentação: Vitor Ramirez
Revisão: Gustavo Xavier

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.