Saúde Sem Complicações #22: Síndrome de Kawasaki pode estar relacionada ao novo coronavírus

Predisposição genética, associada a infecções virais, como a covid-19, explica o aumento de casos observados da síndrome

 26/05/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #22: Síndrome de Kawasaki pode estar relacionada ao novo coronavírus
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora Luciana Martins de Carvalho, especialista em Reumatologia Pediátrica do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre a síndrome de Kawasaki. 

A professora explica que a síndrome de Kawasaki é uma doença inflamatória descoberta na década de 60 pelo médico japonês Tomisaku Kawasaki. É caracterizada por alterações na boca, olho, pele e também por febre persistente que acomete, na maior parte dos casos, crianças menores de 5 anos de idade e pode evoluir para aneurismas nas artérias coronárias.   

Luciana diz que a doença é rara e acontece com mais frequência no continente asiático, geralmente pela combinação de disposições genéticas com fatores ambientais, como as infecções virais. A professora chama a atenção para a realização do tratamento, feito com medicações logo no começo dos sintomas, pois a doença pode deixar sequelas por toda a vida e provocar até mesmo infarto no futuro. 

Chama a atenção também devido ao aumento de casos nos últimos meses. A culpa é da pandemia do novo coronavírus, diz Luciana, já que a síndrome de Kawasaki é induzida, geralmente, por infecções virais em pacientes com predisposição genética para a doença. Itália e Inglaterra, observa a professora, foram os países que apresentaram aumento dos casos da síndrome e, portanto, acredita-se que pode ter relação com a covid-19. 

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.