Momento Tecnologia #27: Projeto usa inteligência artificial para prever número de casos de covid-19

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Computacional da USP usam ferramenta de mineração de dados para encontrar padrões em informações matemáticas e textuais vindas da internet e assim prever curva de contaminação por covid-19

Por
 26/05/2020 - Publicado há 4 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #27: Projeto usa inteligência artificial para prever número de casos de covid-19
/

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (25), o Brasil já registrou 23.473 mortes por coronavírus. Na corrida contra o tempo, pesquisadores de diversas áreas vêm se mobilizando para achar soluções ou, ao menos, medidas que auxiliem no controle e prevenção da doença. Essa também é uma realidade para pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, que estão utilizando a mineração de dados e a inteligência artificial para estimar a evolução da curva de contaminação no País.

Neste episódio do podcast Momento Tecnologia, Solange Rezende e Ricardo Marcacini, ambos coordenadores do Laboratório de Inteligência Computacional  (Labic) do ICMC, comentam sobre a aplicação da ferramenta Websensors na previsão dos casos de covid-19. O projeto é desenvolvido desde 2014 e usa inteligência artificial para analisar eventos extraídos de textos da web (por exemplo, notícias), tais como informações sobre o que aconteceu, como, quando, onde e quem está envolvido na situação em questão.

Essa é uma forma de enriquecer um algoritmo capaz de fazer análises descritivas e preditivas, usando dados matemáticos e textuais, e assim encontrar padrões. A partir disso, é possível estimar um modelo de previsão de futuro.

O Websensors já tinha sido aplicado anteriormente na análise de sistemas de educação a distância e até mesmo no agronegócio, mas agora o foco é no novo coronavírus. A professora Solange explica que a importância de usar a ferramenta com essa nova finalidade é aproveitar a oportunidade de pesquisa e também dar retorno social: “Em momentos tão difíceis, os pesquisadores, cada um na sua área, tentam ajudar e retornar para a sociedade o investimento que recebem, principalmente em uma universidade como a USP.”

Saiba detalhes sobre o Websensors ouvindo o episódio na íntegra.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.