Jornadas com Beethoven #11 – Don Giovanni, de Mozart a Beethoven

Terceiro programa do mês de maio mostra como a ópera “Don Giovanni”, de Mozart, marcou a música de Beethoven.

 20/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/06/2020 as 11:29
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #11 - Don Giovanni, de Mozart a Beethoven
/

Beethoven nunca deixou de manifestar sua admiração por Mozart e, em especial, pela ópera Don Giovanni. Tendo-a assistido com cerca de 20 anos de idade, Beethoven sempre a elogiou e, duas décadas depois desse primeiro contato, escreveu que “a boa acolhida que a ópera Don Giovanni de Mozart teve me deixa tão alegre como se ela fosse uma obra minha”. E, de fato, Beethoven a introjetou como se fosse uma obra sua, já que ele se valeu de algumas de suas árias para fundamentar diversas de suas obras mais importantes. Foi o caso das Variações Diabelli – Opus 120.

Dando prosseguimento ao tema da juventude do compositor alemão, esse programa trata de como a ópera de Mozart significou muito para Beethoven, tendo mais relevância em sua maturidade do que suas próprias obras juvenis.

Nesse programa, são apresentadas:

  • Abertura e árias do primeiro ato da ópera Don Giovanni, de Mozart;
  • Variação XXII das Variações Diabelli – Op. 120, de Beethoven.

Créditos do Programa

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Revisão: Gustavo Xavier


Jornadas com Beethoven
Série semanal sobre a vida e a música do compositor Ludwig van Beethoven para comemorar os 250 anos de seu nascimento. A série está dividida em capítulos mensais: o primeiro programa do mês é essencialmente biográfico e delimita o período da vida de Beethoven a ser tratado, cujas músicas são apreciadas nos demais programas do mês. O programa é transmitido pela Rádio USP, às sextas-feiras, às 21h, e disponibilizado como podcast às quartas-feiras.
Roteiro e apresentação: Vitor Ramirez
Revisão: Gustavo Xavier

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.