Higiene: palavra-chave para quem precisa sair de casa

As máscaras são indispensáveis para este momento de crise sanitária, mas é preciso saber higienizá-las e descartá-las adequadamente

 11/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/05/2020 as 18:53
Por
Logo da Rádio USP

Cresce o número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil. Buscando conter esse gráfico em crescente elevação, medidas estão sendo tomadas. Uma dela é a obrigatoriedade do uso de máscara ao sair de casa. Há máscaras descartáveis e não descartáveis. No entanto, para descartar ou higienizar esse item de proteção, são necessários cuidados diferenciados. Para evitar riscos, as máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo doméstico, nunca no reciclável, após colocá-la dentro de um saco plástico fechado.

A máscara de tecido, logo ao chegar em casa, deve ser colocada em uma mistura de água potável com água sanitária, por 30 minutos, depois enxaguar e lavar com água e sabão. Depois que ela secar, passar com ferro e guardar em um saco plástico limpo e ela estará pronta para ser utilizada novamente. Agora, atenção, se ela tiver furos ou estiver sendo utilizada há muito tempo deve ser trocada.

As luvas, antes de serem jogadas fora, devem ser higienizadas com álcool 70 e depois colocadas dentro de um saco plástico. Só aí vai para o lixo. O que parece um excesso de preciosismo não é. Todo esse cuidado e higienização é para garantir a saúde e evitar a contaminação da população. A professora Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, lembra que “em caso de suspeita ou confirmação da doença, luvas ou máscaras devem ser descartadas dentro de um saco duplo fechado com lacre ou nó para garantir a segurança”.

Acompanhe a matéria na íntegra pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.