Ciência USP em Quarentena: por um tecido à prova de vírus

Será que é possível desenvolver uma roupa que proteja da covid-19? Essa é a pergunta que todos os pesquisadores da área de têxteis estão correndo para responder. Conversamos com duas professoras do curso de Têxtil e Moda da USP Leste que não ficam atrás nessa corrida

Por
 30/04/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP em Quarentena: por um tecido à prova de vírus
/

Será que é possível desenvolver uma roupa que proteja do coronavírus causador da covid-19? Segundo a professora Silgia Aparecida da Costa, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, essa é a pergunta que todos os pesquisadores da área de têxtil estão correndo para responder.

Silgia é professora do curso de Têxtil e Moda da USP Leste e coordena o programa de pós-graduação da mesma área. Junto com a colega Sirlene da Costa, com a equipe do Laboratório de Pesquisa em Têxteis Técnicos e com parceiros peruanos, ela também está na corrida para desenvolver um tecido à prova do novo coronavírus. O objetivo é proteger médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde durante a pandemia.

Conversamos com Silgia e Sirlene para conhecer os projetos do laboratório e entender como os “tecidos inteligentes” funcionam.

Apresentação e produção: Silvana Salles
Edição de som: Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.