USP Analisa #12: Mulheres protagonistas na ciência brasileira

O USP Analisa desta semana conversa com as professoras Elaine Del Bel e Carla Ventura, listadas pelo projeto Open Box da Ciência como mulheres protagonistas na ciência brasileira

01/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 04/05/2020 as 9:52
USP Analisa - USP
USP Analisa #12: Mulheres protagonistas na ciência brasileira
/

Um projeto desenvolvido com apoio do Instituto Serrapilheira mapeou a atuação e o protagonismo de mulheres na ciência brasileira. Na lista de duzentas e cinquenta pesquisadoras do Open Box da Ciência, estão seis docentes da USP Ribeirão Preto. Para conhecer o trabalho de duas delas, e a importância desse reconhecimento, o USP Analisa conversa com as professoras Elaine Del Bel, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), e Carla Ventura, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Elas comentam que, apesar do avanço da inserção de mulheres na pós-graduação e na pesquisa, ainda existem muitas desigualdades na representação de alguns grupos sociais. Elaine Del Bel aponta que essa é uma iniciativa importante e reforça que é a primeira vez que ocorre no País. “Neste momento, em que a carreira científica tem sido tão desvalorizada, uma iniciativa de valorização da ciência e de gênero é uma felicidade. Também pela escolha do tema, por tratar das mulheres, todas as duzentas e cinquenta mulheres, por muitas vezes trabalharem no anonimato”, comenta Del Bel.

Sobre os desafios que as mulheres enfrentam no campo da pesquisa, a professora Carla Ventura explica que é preciso reconhecer as barreiras e enfrentá-las, por exemplo, incluindo a questão de gênero nas pesquisas em que mulheres se envolvem. “Outro desafio são as posições de liderança: tanto nas universidades quanto nas agências de fomento há um predomínio masculino nessa ocupação. É preciso reconhecer essa situação e lidar com essas questões, para que possamos modificar esse cenário”, diz Ventura.

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.

USP Analisa
O USP Analisa Vai ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, às 16h:45, e também está disponível nos principais agregadores de podcast. O programa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Apresentação e edição: Thaís Cardoso. Produção: João Henrique Rafael Junior.

.